Plantas artificiais decorativas: como usar?

plantas artificiais

Ter plantas em casa é uma delícia: elas embelezam o ambiente, relaxam e deixam qualquer lugar mais interessante. Mas não tem como negar que cuidar delas é muito trabalhoso. Por isso, as plantas artificiais tornam-se uma ótima alternativa para quem ama o toque de natureza em casa, mas não tem muito tempo para cuidar delas.

Além de deixarem tudo mais fresco e mais vivo, as plantas são frequentemente usadas para deixar os espaços aconchegantes e menos impessoais. E para deixar tudo mais bonito e bem feito, é preciso tomar alguns cuidados na escolha e na montagem dos arranjos. Confira mais sobre as plantas artificiais com as dicas a seguir!

Por que usar plantas artificiais?

Além da praticidade já mencionada, há outros fatores que favorecem a utilização de plantas artificiais em detrimento das versões naturais. São eles:

  • alergias a pólen, terra e determinados tipos de plantas;
  • regiões mais secas, o que torna ainda mais difícil cuidar;
  • faltam áreas com sol na varanda, jardim ou quintal, o que impede que as plantas cresçam bonitas;
  • Economia, já que duram mais e não precisam ser trocadas com muita frequência.

Mas para que as plantas artificiais valham a pena, é necessário prestar atenção a alguns detalhes. Continue a leitura para conhecer alguns aspectos que merecem atenção ao escolher as plantas para a sua casa!

plantas artificiais 2
Plantas artificiais também podem alegrar o ambiente e deixar cada cômodo da casa mais interessante

Esteja atento ao material das plantas

Com a grande variedade de materiais, é possível encontrar plantas artificiais de todos os tipos. O mercado tem se atualizado e, cada vez mais, criado réplicas perfeitas e muito realistas. Por isso, preste atenção aos mínimos detalhes, como caule, folhas, flores e até espinhos.

Outro detalhe que merece atenção são os acabamentos, que não podem ser grosseiros, irregulares e nem conter resíduos de cola.Evite também materiais que desbotem com facilidade, como veludo.

Tenha em mente que quanto mais detalhada e semelhante às naturais forem suas plantas, maior a probabilidade de ter uma decoração mais sóbria e bonita.

Invista em plantas para cada ambiente

Cada cantinho da casa pode contar com plantas artificiais ideais. Assim, é importante que em cada cômodo haja tipos de plantas específicas. Confira como escolher para cada cômodo e respeitando o estilo de cada ambiente!

Sala

Aproveite que as plantas deixam todos os ambientes mais elegantes e invista nelas. Como, geralmente, as salas de estar são maiores, você pode incluir diversos arranjos diferentes.

A sala é o cartão de visitas da casa e, por isso, precisa ter plantas que impressionem e chamem atenção. Dessa forma, capriche na escolha do arranjo principal e dos vasos grandes para plantas. Eles combinam perfeitamente no hall de entrada e para preencher cantos de paredes.

Já nas mesas (de centro ou de jantar) e pendurado na parede, por exemplo, dê preferência a vasos menores e mais delicados. Um truque importante é procurar mesclar o tamanho das folhagens, para um efeito mais natural e fluido.

Quarto

Em quartos, as plantas permanentes embelezam o ambiente de forma prática e sem sujeira. Você pode investir em um lindo buquê decorativo, terrário para plantas e arranjos variados.

Que tal investir na decoração com plantas artificiais para prateleiras e cabeceiras?

Cozinha

Na cozinha, as plantas podem inspirar e embelezar o ambiente. Não há nada melhor que colocar potinhos de plantas para enfeitar as mesas, ao lado de temperos e ervas. Você também pode usar e abusar de floreiras maiores para complementar a decoração.

Se quiser, crie um jardim vertical ou pendure potes com flores para deixar a decoração mais intimista e com o jeitinho aconchegante de cozinha do interior.

plantas artificiais 1
No banheiro, as plantas artificiais duram mais e deixam o ambiente com ares de frescor

Banheiro

A umidade excessiva do banheiro pode prejudicar espécies de plantas naturais. Assim, as plantas artificiais são a saída ideal para manter o banheiro e o lavabo sempre bem decorado e com sensação de frescor.

Ao lado das plantas e suculentas, procure investir em velas, essências ou seu aromatizador de ambiente favorito. O banheiro ficará sempre bem decorado, perfumado e fresco.

Viu como as plantas artificiais podem ser versáteis? Basta sempre tomar cuidado para escolher aquelas com o acabamento mais incrível e investir em tipos que combinem com cada ambiente.

O que você acha de plantas artificiais? Compartilhe com seus amigos e os inspire a sempre caprichar na decoração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *