O charme e versatilidade das lanternas decorativas

lanternas decorativas

Inspirada em postes antigos, as lanternas decorativas vieram para ficar. Elas enfeitam e deixam qualquer cantinho da casa com ar vintage. Com a iluminação indireta que elas oferecem, as lanternas são aliadas de diversos ambientes e não se limitam às salas e varandas. Assim como as gaiolas decorativas, elas são belos objetos para encantar e compor o ambiente.

Seja para um decor romântico, em estilo retrô ou ainda super colorido, as lanternas ajudam a transformar a atmosfera de toda a casa sem muita complicação. Confira como decorar a casa usando e abusando deste item!

Alguns motivos para investir nas lanternas

Além de lindas, as lanternas decorativas são funcionais, pois oferecem iluminação e aconchego. Por meio das velas que podem ser inseridas nelas, elas transformam o ambiente, ajudando a criar um clima mais leve, intimista e relaxante dentro de casa. Algumas pessoas espalham lanternas em jardins para meditação.

Depois de uma rotina intensa de atividades, desacelerar, diminuindo a incidência de luz, é fundamental. Assim, investir em iluminação indireta, adequada e equilibrada por meio de velas, abajures e lanternas, faz bem à saúde física e mental. Experimente colocar as lanternas decorativas em um ambiente favorável ao descanso, composto por poltronas e espreguiçadeiras. Fará toda a diferença!  

lanternas decorativas 1
Versáteis e funcionais: invista em lanternas decorativas para criar ambientes intimistas

Materiais e tipos de lanternas decorativas

A maioria das lanternas decorativas é feita de metal e, por isso, podem ganhar um aspecto envelhecido com o tempo. É possível, entretanto, usar spray e seladores para evitar a ferrugem. Mas na maioria dos casos, a aparência envelhecida dessas peças é muito charmosa.

Já as lanternas decorativas com inspiração oriental são muito conhecidas. Ricas em detalhes, elas são, geralmente feitas em metal. O acabamento delas é sofisticado e as cores vibrantes.

Há ainda os tipos de lanternas de alumínio e de MDF. Mais leve, o MDF oferece uma imensa possibilidade de customização e personalização, resultando em uma peça mais moderna e descontraída.

Vale ressaltar que alguns modelos contam com proteção de vidro, para evitar que o vento apague as velas do seu interior ou que acidentes aconteçam. Mas a verdade é que não importa o material, basta escolher a lanterna decorativa ideal de acordo com a proposta de composição do ambiente.

lanternas decorativas 3
As lanternas decoram ambientes de diversos estilos

Lanternas decorativas na sala

Como citado anteriormente, as lanternas podem decorar toda a casa: na sala, a peça pode ser colocada sobre aparadores ou em degraus da escada. Se preferir, faça uma composição com mais de uma peça, misturando cores e estilos ou usando outros itens, como garrafas decorativas e flores.

Nos quartos, sobre a escrivaninha ou ao lado da cama, favorecem o descanso e momentos de tranquilidade, como a leitura de um livro.

Nos banheiros, o princípio é o mesmo: vale a pena aproveitar a luz mais suave para relaxar no banho. Neste cômodo, as lanternas podem criar um ambiente mais fresco, já que, dependendo do estilo, elas podem remeter a jardins e combinar muito bem com plantas.

Você pode também, em vez de usá-las para iluminar, encher as lanternas de flores e substituir vasos de plantas. O resultado é, ao mesmo tempo, delicado e vibrante.

Lanterna Lary

Lanternas decorativas em ambientes externos e eventos

Um conjunto de lanternas pendurados em pérgolas ou no teto transformam completamente ambientes externos. Elas podem ser utilizadas para iluminar a borda de piscinas, deixando o ambiente mais aconchegante e intimista.  

Já em casamentos ao ar livre, em praias, jardins ou parques, eventos que merecem uma decoração especial, as lanternas conferem romantismo e brilho. Nessas ocasiões, as lanternas precisam ser mais incrementadas e ricas em detalhes, já que terão destaque na decoração da festa. Elas também podem fazer parte da mesa de doces, especialmente se outros elementos retrôs fizerem parte da decoração, como garrafas, livros e até máquinas de escrever. Vale a pena buscar referências para deixar a festa com a cara e o jeitinho dos anfitriões!

E você, gosta de lanternas decorativas espalhadas pela casa? Acompanhe o blog e as redes sociais da Crysmax Flores para mais novidades do impressionante mundo da decoração!