Flores artificiais: guia completo

arranjo de flores artificiais

As flores artificiais têm sido cada vez mais destaque na decoração: poderosas para deixar qualquer ambiente mais alegre, elas são delicadas, práticas e versáteis. Graças à delicadeza desses elementos decorativos, é possível contar com a beleza das flores naturais e a praticidade do artificial.

Hoje, preparamos um texto completo para você que quer saber tudo sobre as flores artificiais, da escolha e possibilidade dos materiais à conservação e produção dos arranjos. Então, prepare-se para aprender tudo sobre as flores permanentes e querer escolher as suas na loja da Crysmax Flores!

Benefícios das flores artificiais para a decoração

Impossível falar em flores artificiais sem mencionar seus principais benefícios. O primeiro, é claro, tem a ver com o custo-benefício desta escolha: é que as flores artificiais representam um ótimo investimento para levantar a decoração da sua casa, de maneira fácil, rápida e econômica. Mas este não é o único benefício: elas são bonitas, versáteis e, atualmente, atendem a todos os gostos. Vem ver os principais benefícios de investir em flores artificiais para a sua decoração!

arranjo de flores artificiais 1
Os arranjos de flores artificiais são bem mais práticos que os arranjos naturais. Confira!

As flores artificiais contam com um excelente custo-benefício

É que elas são capazes de permanecerem com a mesma aparência por muito mais tempo que as opções naturais, já que não murcham e não demandam cuidados especiais. Isso significa que não será necessário tomar medidas como selecionar o tipo certo de terra, regar e adubar constantemente.

Assim, as opções permanentes representam a saída perfeita para quem não tem tempo de cuidar de um jardim natural ou que pretende decorar espaços com ar condicionado e sem luz ou ventilação naturais suficientes para acomodar plantas. E, por não correrem o risco de murcharem com a umidade, elas servem para decorar até mesmo o banheiro.

Enquanto as flores naturais precisam ser trocadas semanalmente porque murcham rapidamente, as opções de flores artificiais e plantas permanentes duram muito mais.

Você até pode ter um gasto mais elevado em um primeiro momento, montando os arranjos com opções mais caras e de qualidade superior. Mas o investimento será recuperado a médio prazo, já que não existem gastos extras com manutenção.

Como você não precisará injetar dinheiro sempre, já que as artificiais não precisam ser renovadas por um bom tempo e duram muito mais, você economiza para investir em outros itens decorativos!

As flores artificiais possuem ótima aparência

Muitas pessoas ainda acreditam que as flores artificiais não são tão bonitas ou delicadas quanto as opções naturais. Mas, a verdade é que as flores artificiais – ou permanentes, evoluíram. Elas agora são feitas com materiais que criam um aspecto mais viçoso e natural. Silicone, resina, cera, tecidos e até plásticos e borrachas de textura superior tratam de oferecer uma beleza e realismo surpreendentes.

Assim, com esta transformação, as flores artificiais alcançaram status de artigo de decoração, sendo cobiçadas até mesmo por renomados designers e decoradores. Vale a pena, na hora da escolha, observar bem o acabamento da pétala, caules e folhagens.

Na hora de criar os arranjos, mesclar elementos naturais aos artificiais pode ser uma ótima forma de obter um resultado surpreendente. Seja qual for o estilo de decoração da sua casa, as flores artificiais vão embelezar cada cantinho basta escolher qual o tipo mais combina com o ambiente.

Versáteis, as opções de flores artificiais e outras plantas podem ser utilizadas na decoração de escritórios, de diversos ambientes residenciais e até na construção de um terrário permanente. E o melhor de tudo: muitas vezes, quem olha nem sequer percebe que se trata de elementos não-naturais!

Como comprar flores artificiais para casa

As flores permanentes oferecem inúmeras vantagens para o home décor, mas é preciso saber fazer a escolha certa na hora de comprar estes itens de decoração, a fim de montar arranjos de flores artificiais realmente impressionantes e realistas.

Para não se frustrar com o resultado final da decoração, é preciso observar alguns pontos importantes na hora de comprar flores artificiais para a casa.

Confira algumas dicas importantes para você saber escolher flores e plantas artificiais para enfeitar a sua casa com estilo.

arranjo-de-flores-artificiais-5
Arranjo de flores artificiais podem ser montados em casa sem muita dificuldade.

Qualidade das flores artificiais

As plantas e flores artificiais precisam ter um visual convincente, muito natural. Assim, prefira os modelos que reproduzam detalhes das espécies naturais: variações de textura das flores, caules, galhos, folhagens, troncos e raízes. Se possível, escolha itens que apresentem até mesmo “imperfeições” naturais, como espinhos, variação de tonalidade de cores e variação de tamanho.

Para utilizar bem o seu dinheiro, o fator mais importante que você deve observar ao comprar flores artificiais é a resistência dos materiais, para garantir que a decoração tenha boa durabilidade.

Hoje em dia, há muitas opções de flores artificias, de variados materiais. Além das tradicionais flores de plástico, há uma infinidade de modelos de flores de silicone, resina, cera, tecidos e outros materiais.

É importante concluir que nem sempre o preço mais barato de compra significa a compra mais econômica a médio e longo prazo. A substituição frequente de produtos que ficam com aparência prejudicada com o passar do tempo pode sair mais caro do que comprar um produto realmente durável. Não desperdice o seu valioso dinheiro!

Outra dica importante de economia é que, geralmente, quanto mais itens forem adquiridos na mesma loja, maior a chance de obter um desconto no valor total da compra ou uma condição de pagamento melhor. Não abra mão do seu poder de negociação!

Arranjos de flores artificiais

Eles podem ser delicados, rústicos, alegres, provençais… São diversos os estilos possíveis para criar um arranjo de flores artificiais incrível. Existem muitas maneiras de decorar a casa com flores e plantas permanentes. Por isso, a decoração do lar deve seguir, acima de tudo, o estilo de quem vive no ambiente.

Vale a pena perder o receio e colocar a mão na massa, a fim de produzir os arranjos e deixar um pouco da sua personalidade em cada ambiente.

As flores artificiais agregam valor ao estilo decorativo dos cômodos com um charme pontual, que vai bem tanto em composições clássicas quanto nas contemporâneas.

Comece pela base do seu arranjo de flores artificiais

Sustentação é a palavra-chave de qualquer base para um arranjo de flores artificiais. Afinal de contas, a ideia é manter o buquê firme e vistoso para que você e as suas visitas percebam de imediato o arranjo em seu lugar.

Para tanto, recomendamos vasos que tenham dimensões proporcionais ao seu arranjo. Assim, a harmonização fica equilibrada e não destoa. Vale, inclusive, apostar em outros materiais para a base, como:

  • Madeira;
  • Plástico;
  • Materiais recicláveis.

Leve em consideração, apenas, que os vasos curvados contam com um formato que pode dispersar o arranjo de flores artificiais. Assim, ao cortar as hastes no tamanho ideal, amarre-as e dê um acabamento manual nas flores para que elas fiquem sempre nos seus devidos lugares.

Já os vasos finos e compridos permitem uma combinação mais prática para organizar as flores. A dica para a decoração é que você insira as flores, uma a uma, para conseguir facilmente o efeito desejado. Enquanto isso, os vasos pequenos conquistam pela discrição. Use-os nos cantos menos explorados do lar para favorecer a visualização deles.

Considere diversificar as flores artificiais

Hoje em dia existem flores artificiais para todos os gostos. Isso significa que cada ambiente pode ter mais valor agregado com o modelo certo de arranjo de flores artificiais. Como nos exemplos abaixo:

  • Flores artificiais para o banheiro: bambu e lírios;
  • Flores artificiais para a cozinha: bromélia e tulipa;
  • Flores para hall de entrada: azaleia, lança-de-São-Jorge e lírio;
  • Flores artificiais para as salas: antúrio, bromélia e dracena.
arranjo de flores artificiais 4
Os arranjos de flores artificiais são versáteis e podem ser dispostos em todos os cômodos da casa

Atenção com a decoração do ambiente

A base e as flores possuem identidade própria, mas, em um ambiente já decorado, eles são elementos complementares. Ou seja: escolhidos de acordo com o estilo e cores já adotados nos cômodos.

É inegável que um belo arranjo floral deixa tudo mais bonito e charmoso, não é? E se você também é uma pessoa que ama flores pela casa, já quer uma desculpa para pensar em criar um arranjo bem lindo e diferente para transformar toda a casa.

Por isso, a ideia é fazer com que o seu arranjo de flores artificiais seja um elemento a mais, e não seja um conflito com o restante da decoração. Por exemplo: bases amadeiradas e buquês de folhas combinam bem com o estilo rústico. Já as cores vívidas de uma composição contemporânea devem levar vasos coloridos e flores tão alegres quanto.

Como manter os arranjos por mais tempo

Agora você já tem algumas noções de decoração com um arranjo de flores artificiais, vamos avaliar outras dicas mais gerais, com relação aos cuidados:

  • Para dar sustentação ao buquê, o ideal é amarrar as hastes com arames, mantendo-as firmes nos vasos;
  • Embora as flores artificiais não necessitem de água, convém dedicar um tempo — semanal ou a cada 15 dias — para limpá-las e higienizar também os recipientes dos arranjos;
  • Acessórios e enfeites têm tudo a ver com um arranjo de flores artificiais. Aposte em fitas de tecido, galhos e palha, entre outros adereços que potencializem a graciosidade do arranjo.

Por isso, hoje listamos várias dicas e inspirações para você escolher o arranjo de flores artificiais perfeito para todas as ocasiões. Confira!

Arranjo floral para a sala de estar

Já mostramos para você diversas opções incríveis para o centro de mesa da sua sala. E a boa notícia é que você pode incluir também arranjos de flores artificiais para variar a aparência do ambiente.

Se preferir, invista nos arranjos em mesas laterais e prateleiras, deixando a mesa livre para outros elementos decorativos ou até refeições (dependendo da ocasião).

Arranjo floral para mesa

Nada melhor que receber amigos e família para um almoço ou jantar em casa. E, nessas ocasiões vale muito a pena investir em um arranjo de flores para mesa, a fim de deixar o ambiente mais alegre. Além disso, é ideal para demonstrar satisfação em receber as pessoas em casa.

Arranjos ideais são os de flores do campo e flores com cores mais fortes, como tulipas. Já para o jantar, vale a pena investir em um arranjo floral bem delicado e de tons mais claros, como lírios e  orquídeas, por exemplo.

arranjo-de-flores-artificiais-6
Mesas de festas e eventos ficam muito mais charmosas com práticos arranjos de flores artificiais

Arranjo de flores rústico

Em uma decoração natural – muito em voga em casamentos de dia e ao ar livre ou no campo, o arranjo rústico é um detalhe lindo à parte.

Aliar itens de bambu, vime e madeira à delicadeza da seda e da renda, resulta em um ambiente fresco e romântico.

As flores que mais combinam com este estilo são as gérberas, as flores do campo, os “mosquitinhos” (ou gipsofila), as margaridas e as lavandas. E, claro, não subestime a capacidade das folhagens de deixar os arranjos ainda mais lindos e viçosos.

Arranjo de flores provençal

Surgida no sul da França, mais precisamente, na cidade de Provença, a decoração provençal encanta desde os idos do século XVI. Este estilo é marcado pelos tons mais claros, móveis envelhecidos e objetos delicados.

O melhor arranjo de flores para ornar a decoração provençal é composto por rosas, lírios e folhagens vastas.  

Arranjo de flores de acordo com a estação

Há quem queira estar sempre com a casa enfeitada com as flores. E, é claro, elas sempre traduzem o espírito de cada estação. Por isso, listamos algumas flores ideais de acordo com a primavera, verão, outono ou inverno. Vem ver!

Arranjos de flores artificiais na primavera

Na estação das flores, quem manda são as mais vibrantes, com boa durabilidade e que consigam aliar elegância a vibração. Por isso, orquídeas, girassois e violetas são consideradas flores de primavera.

Flores artificiais para todas as horas

Que as flores combinam com qualquer ocasião, não há dúvidas. Afinal, elas transformam o humor das pessoas, são ótimos presentes e são excelentes opções de decoração. E as flores artificiais, com toda a praticidade que oferecem, também podem ser aliadas do home décor, da decoração de eventos e, – por que não? – um ótimo presente.

Assim, confira como escolher cada arranjo e tipos de flores de acordo com a ocasião!

Para momentos especiais com amigos

Chegar com um buquê para encontrar amigos demonstra carinho, gratidão pelo convite e amizade. Caso o encontro seja na casa dos amigos, vale a pena optar por arranjos neutros e discretos. Eles são menos arriscados e combinam com todo tipo de decoração. Astromélias brancas são tipos de flores ideais para a ocasião. Elas são lindas, combinam com tudo e representam a amizade e lealdade. Caso prefira investir em um buquê mais alegre e colorido, vale a pena mandar entregar um apenas no dia seguinte ao encontro.

Para parentes ou amigos em situações difíceis

Uma visita, um abraço ou um simples gesto de carinho fazem toda a diferença para aqueles que estão passando por uma situação difícil. As flores também são ótimas maneiras de amenizar a dor alheia, além de poderem ser canais para demonstrar afeição e reforçar o otimismo. E os girassóis são indicados para isso, já que são alegres e vibrantes. Outras opções igualmente excelentes para acalentar amigos em situações difíceis são as flores azuis. Elas oferecem alívio, serenidade e paz. Invista em Hortênsias, Flor de Íris e outras na cor.

Casamentos ou noivados

Seja em noivados ou em casamentos, os arranjos ou buquês são ótimas formas de presentear os noivos. Opte por flores em tons claros, como branco ou rosa bebê. Os lírios, muito ligados à ideia de casamento, são considerados perfeitos para a ocasião.

Flores para conhecer a casa nova de amigos ou parentes

Adquirir uma casa nova é uma grande conquista! Por isso, este é um momento de desejar sorte e proteção. As orquídeas são ideais para comemorar algo desse tipo, já que elas têm uma ótima durabilidade e são lindas, alegres, raras.

Flores para conquistar e demonstrar amor

Se o relacionamento for recente ou ainda estiver na fase de conquista, evite qualquer arranjo muito exagerado, já que a sutileza é a palavra de ordem. Evite o vermelho, que, por ser a cor da paixão, é muito direto. Invista em opções suaves, perfumadas e que inspiram romantismo. Mas se a intenção for aflorar a paixão, vale a pena investir em rosas ou begônias vermelhas.

Quais flores oferecer em aniversários?

Em aniversários, vale a pena investir em flores coloridas e que reforcem amizade, prosperidade e felicitações. Assim, invista em um belo arranjo de astromélias, camélias ou tulipas.  

Para homenagear mães

Seja no dia das mães ou em outras ocasiões, como aniversários e festas de casamento, as flores são presentes inestimáveis. Buquês de rosas na cor champanhe sempre são certeiros. Eles representam respeito e admiração, enquanto as sofisticadas azaleias significam felicidade e elegância.

Dar boas-vindas a um bebê

A primeira regra caso vá presentear alguém que acabou de ter um bebê é evitar arranjos em tons muito claros, pois eles remetem ao ambiente hospitalar. Prefira aqueles com cores vivas, em tons de amarelo, azul e rosa e sem cheiro forte.

Se for entregar as flores ainda na maternidade, procure outros tipos de arranjo além do buquê, já que dificilmente haverá um vaso para acomodá-lo. Leve no cesto ou já acomodado em um vaso bonito.

Parabenizar homens

Para muitas pessoas, enviar flores para homens é inadequado. Mas é preciso acabar com este preconceito! Antúrios, cravos e girassóis são ótimas opções, bastante masculinas e se adequam perfeitamente a escritórios ou quartos de homens. Vasos para plantas como bromélias também representam uma ótima forma de presentear homens com flores.

arranjo de flores artificiais 3
O girassol é um dos arranjos de flores artificiais mais adequados para presentear os homens

Dicas de conservação de flores artificiais

Enquanto as flores naturais necessitam constantemente de cuidados e luz solar, as plantas permanentes são bem mais práticas e fáceis de conservar. E quem opta pelas flores artificiais realmente conta com menos trabalho, mas, ainda assim, precisa saber que elas demandam alguns cuidados. Confira!

Dicas para aumentar a durabilidade das plantas artificiais

A primeira dica tem a ver com a incidência dos raios solares. As plantas artificiais, diferentemente das naturais, não devem ser deixadas em locais que possuam incidência direta dos raios do sol.

A exposição acelera o processo de desbotamento e pode até danificar permanentemente o material com que elas são feitas. Prefira mantê-las no interior da casa ou em corredores.

Para limpar e retirar a poeira, opte por um espanador de penas ou utilize até mesmo um secador de cabelos. Para limpar flores avulsas, que não estejam em arranjo, coloque-as em um saco com 2 colheres de sopa de sal. Feche o saco e agite, para que o pó grude no sal. Em seguida, retire da sacola e sacuda, a fim de retirar o excesso de sal.

Caso haja a necessidade de uma limpeza mais profunda, escolha um  detergente neutro e enxague-as em seguida. Deixe-as secando em local protegido do sol e de cabeça para baixo.

Evite produtos abrasivos que vão retirar o brilho e a cor das plantas. Se preferir, utilize apenas um pano úmido e macio para limpar pétalas e hastes. 

Cuidados com materiais mais específicos

Versões de veludo, com brilhos ou aplicações que simulam orvalho merecem ainda mais cuidado. Se for deixar as flores e plantas em um local mais exposto à poeira, vale a pena escolher peças de materiais mais simples de limpar. Os arranjos de veludo podem ser utilizados em ocasiões especiais e depois guardados, para que durem mais.

Vasos, terrários e outros acessórios para flores artificiais

Para montar um arranjo bonito e realista é preciso incluir outros elementos, como musgos, folhagens e investir em belos vasos. Ao escolher os itens decorativos para a sua casa, considere adquirir estes produtos do mesmo fornecedor, para facilitar a combinação entre eles e criar uma decoração harmoniosa.

Funcionais, lindos e práticos, os vasos funcionam como belos objetos decorativos. Com eles, você tem a opção de deixar tudo do seu jeito e de investir em uma cor específica, deixando a casa com muito mais vida. Em escritórios, vale a pena investir em plantas permanentes, como suculentas e até terrários artificiais.

As primeiras opções quando o assunto é plantas para o escritório, as suculentas são lindas, versáteis e ganham um charme a mais quando dispostas em um terrário. Elas adicionam um pouco de verde ao ambiente, com muita praticidade! Mas, atenção: as suculentas artificiais precisam parecer o mais natural possível. Adorne seu ambiente e deixe-o mais vívido e versátil com o uso de suculentas!

Assim como acontece com os arranjos de flores artificiais, os terrários também podem servir como decoração para diversas ocasiões e espaços. Eles também são lembranças muito estilosas e delicadas para ficar na memória. E, para montá-lo, além das suculentas, você precisará de um aquário ou outro recipiente de vidro, cascas de madeira, argila e pedrinhas artesanais.

arranjo de flores artificiais 2
Invista em vasos para os arranjos de flores artificiais

Garanta suas flores artificiais pela internet

Pela internet é possível pesquisar, selecionar e comprar à distância as flores artificiais que melhor atendem às necessidades de decoração da sua casa. E o melhor de tudo: na comodidade do seu lar! Você vai poder “olhar a loja toda” com calma, no momento que lhe for mais conveniente e decidir com calma para fazer boas compras.

Além disso, ao utilizar a internet, você vai ter acesso às mais recentes novidades do mundo do home décor, incluindo flores nacionais e importadas, além de acessórios e outros itens de decoração.

Atualmente, existem muitos fornecedores de objetos decorativos que oferecem atendimento online, como é o caso da loja Crysmax Flores, Presentes e Decoração. Experimente esta opção e facilite a sua vida!

O que achou deste guia? Se ainda tiver dúvidas sobre o mundo da decoração com flores artificiais, entre em contato conosco! E não deixe de acompanhe o blog da Crysmax Flores e as redes sociais para mais novidades sobre home decor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *