Com o crescimento do segmento de home décor, quem compra flores artificiais atacado precisa ficar atento. Planejar as compras da loja de decoração e presentes para as datas comemorativas, assim como para o ano todo, é fundamental para o sucesso do negócio.

As compras sazonais, da mesma forma que as compras rotineiras para reposição de estoque ou renovação do mix de produtos, precisam ser estratégicas para evitar sobras de mercadoria, e eventuais prejuízos, mas também não podem ser insuficientes, para que não haja falta de produtos com respectiva perda de oportunidades de venda.

O planejamento de compras de flores artificiais atacado está diretamente relacionado ao controle de estoque. Veja os principais pontos de atenção para planejar bem as compras da sua loja.

Estoque bem cuidado facilita as compras

O estoque deve ser gerenciado de perto o ano inteiro.  Para realizar um controle de estoque efetivo é preciso tomar decisões baseadas em dados e fatos.

Quanto mais eficiente for o controle de estoque, mais eficaz será a projeção de vendas que vai orientar a compra de flores artificiais atacado.

O controle rotineiro de estoque é fundamental para uma visão ampla sobre as necessidades de mercadoria no estabelecimento. Ações como registro de entrada e saída de produtos, cadastro correto de código de produtos e descrição no sistema são muito importantes para conseguir fazer um inventário que norteie as ações de compras pontuais e também as recorrentes.

Organização de informações é essencial

Para fazer boas compras de flores artificias atacado é importante saber quais são as ocasiões de picos de venda e se preparar para elas. Para tanto, é fundamental analisar quais são as datas comerciais mais relevantes para o seu negócio.

Analisando o histórico da sua empresa, você consegue perceber quais são estes períodos e, assim, pode identificar o comportamento dos seus clientes nestas ocasiões e também ao longo do ano todo: quais mercadorias tiveram mais procura, quais foram os itens mais vendidos etc.

Planejamento de vendas e compras

Só é possível planejar bem as compras se a projeção de vendas for realista. O planejamento estratégico de vendas pode ser feito com base no histórico do estabelecimento: volume de vendas, quantidade e frequência de estoque parado etc. Por isso, coletar, organizar e analisar as informações do cotidiano do negócio é fundamental.

CRM e ERP

É importante ter acesso às informações de venda e também aos dados sobre os seus clientes e seu comportamento. O cruzamento destes dados gera subsídios valiosos para a tomada de decisão sobre aspectos como o mix de produtos, ações promocionais e respectivas necessidades de compra de produtos. Controles manuais dependem exclusivamente da capacidade humana, por isso tendem a ser mais falhos. Invista em um sistema eletrônico para este processo.

Datas comemorativas

É fundamental fazer com antecedência as compras relativas às datas comemorativas relevantes para o seu segmento.

Imagine que todo o comércio se prepara para estas datas especiais, afetando o ciclo de pedidos, faturamento e entrega de toda a cadeia produtiva envolvida. Nestes casos, fazer compras de última hora não é uma boa opção.

Fluxo de Caixa

É impossível administrar o estoque adequadamente, planejando as compras de flores no atacado se o fluxo de caixa não estiver saudável.

Lembre-se de que pedidos no atacado têm valor mínimo, ou seja, são compras com valor, habitualmente, mais elevado. Cuide do fluxo de caixa para não atrapalhar o seu processo de compras.

Centralize as compras

É mais simples planejar as compras em um calendário programado junto ao seu fornecedor. Centralizar as compras em um único fornecedor, quando possível, permite programar em comum acordo as datas de compras, facilitando todo o processo.

A Crysmax disponibiliza condições exclusivas para parceiros cadastrados. Saiba mais.

Comprar flores artificiais no atacado é uma grande vantagem competitiva para o seu estabelecimento. Foque neste processo, organize-se e garanta um bom estoque para faturar mais.

Gostou desse artigo com dicas sobre planejamento de compras de flores artificiais no atacado? Quer mais informação para alavancar o seu negócio? Continue acompanhando nosso blog e até a próxima.