Estatuetas decorativas: ambientes com estilo

estatuetas decorativas

Estatuetas decorativas são itens especiais no design de interiores. Para além dos objetos de decoração mais utilizados como vasos e arranjos de flores, quadros e porta-retratos, as esculturas e estatuetas decorativas trazem mais personalidade ao home décor.

As estatuetas podem ter valor sentimental, podem ser uma recordação de alguma viagem, um presente recebido, ou simplesmente um objeto decorativo com estilo, que combina com o ambiente.

Independentemente do motivo, usar estatuetas decorativas é um recurso que dá um charme a mais qualquer ambiente, nas áreas internas ou externas da casa.

Existem muitos estilos de esculturas e estatuetas, feitas de diferentes materiais.  Este post traz algumas dicas para você acertar na decoração com estes artefatos tão especiais.

Tipos de estatuetas decorativas

As esculturas e estatuetas decorativas, geralmente, são produtos artesanais. Podem ser elaborada a partir de diferentes técnicas, como modelagem, fundição, entalhe alto relevo, baixo relevo e cinzelação.

Também podem ser de diferentes estilos:

Étnica

Com características que representam alguma região ou cultura específica. As mais comuns são: africanas, indígenas, orientais e hindus.

Temática

Com aparência que faz referência aos temas artísticos e seus personagens, como cinema, teatro, música e histórias em quadrinhos. As estatuetas também podem fazer referência aos costumes sociais e profissões. Outra possibilidade é a representação e temas de humor do cotidiano.

Miniatura

Estatuetas que reproduze a forma de objetos do dia a dia.

Abstrata

Esculturas artísticas, que não representam especificamente nenhum objeto ou personagem, mas que tem um design decorativo.

Infantil

Estatuetas decorativas com motivos do universo infantil: objetos de uso da criança, personagem de histórias infantis, desenhos animados e contos de fadas.

Materiais das estatuetas decorativas

Dependendo do estilo da decoração e do tipo de estatueta, o material do artefato pode mudar. Os materiais mais utilizados para produzir as estatuetas decorativas são:

  • Material reciclado;
  • Fibras naturais;
  • Pedra-sabão;
  • Cerâmica;
  • Mármore;
  • Silicone;
  • Granito;
  • Bronze;
  • Gesso;
  • Argila;
  • Vidro;
  • Cera;
  • PVC.

Dicas de decoração com estatuetas

Na varanda e no hall de entrada

A entrada da casa é um local difícil de decorar, assim como as áreas externas, como é o caso da varanda. As estatuetas decorativas são a solução para estes espaços: aos lados das portas ou perto do parapeito, no canto, no chão, estes objetos decorativos podem colocar um charme especial no home décor.

No home office

O ambiente de trabalho em casa também pede cuidados com a decoração. Seja um estilo mais sóbrio, ou descontraído, a decoração do home office pode ser incrementada com  estatuetas decorativas. Podem estar relacionadas ao tema de trabalho, podem ser divertidas ou apenas com um design elegante. O importante é deixar o local de trabalho mais bonito e aconchegante.

Na sala de estar

As estatuetas podem ser utilizadas como objetos decorativos para a sala, decorando estantes, aparadores e também mesas de canto. Dependendo do espaço disponível, podem ser utilizadas apoiadas no chão, no canto do ambiente.

No banheiro

O banheiro é um lugar, geralmente, esquecido no home décor, mas que pode ser decorado com acessórios para banheiro e estatuetas decorativas sobre o balcão da pia, nos beirais dos vitrôs e até sobre banquinhos.

Na cozinha

O balcão da cozinha o peitoril das janelas são bons locais para colocar uma bela estatueta decorativa.

No quintal

As estatuetas decorativas podem trazer a decoração para este espaço que costuma ser ignorado na decoração da casa. Organizar o quintal e incluir objetos de decoração neste ambiente pode deixar as horas de lazer muito mais gostosas.

No quarto

Na decoração do quarto, as estatuetas podem ser utilizadas sobre criados mudos e em prateleiras, até no quarto infantil.

Independentemente do ambiente, as estatuetas decorativas são elementos interessantes no home décor para fugir do óbvio na decoração.

Pense no estilo que cabe na sua casa e invista nesta tendência.

Gostou deste post sobre estatuetas decorativas para deixar os ambientes cheios de estilo? E a decoração da sua casa, já inclui esculturas e estatuetas? Conte pra gente nos comentários.

Veja outros posts sobre itens de decoração para deixar a sua casa linda no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *