Dicas para criar lindos arranjos florais

arranjos florais

Não tem como negar que as flores trazem diversos benefícios à saúde mental além de muito mais vida a qualquer espaço. Os arranjos florais são opções perfeitas para casamentos, jantares, reuniões em família, comemorações em geral e (por que não?) no dia a dia da casa.

Existem diversas maneiras de escolher flores ideais para cada cômodo e evento. No texto de hoje, listamos várias dicas para montar seus arranjos de flores artificiais perfeitamente, desde a escolha das flores até a composição e preparo da espuma que confere sustentação. Confira!

Principais estilos de arranjos florais

Antes de tudo, é necessário considerar o ambiente e a ocasião. Além disso, são as cores do evento, bem como o nível de formalidade, que vão determinar o tipo de arranjo ideal.

Só para te dar uma ideia, os arranjos florais compostos por orquídeas, tulipas e rosas são ideais para eventos mais formais e sofisticados. Já comemorações ao ar livre podem contar com girassóis e hortênsias. Por outro lado, a versatilidade da margarida combina com arranjos diversos.

Confira os tipos de arranjo e as ocasiões com que mais combinam:

Arranjos formais

As flores e complementos são organizados de maneira uniforme e simétrico. Ele é ideal para eventos que vão contar com vários arranjos – e, desta forma, a composição do ambiente ficará mais interessante se os arranjos estiverem organizados de maneira semelhante.

Estilo vegetação ou jardim

Este tipo de arranjo simula um jardim, da maneira mais natural possível. Vale a pena investir em belos vasos tradicionais ou em estilo bicicleta, para compor o visual.  

Arranjos assimétricos

A ideia deste tipo de arranjo é explorar a criatividade! Bem decorativo, o arranjo floral assimétrico tem um estilo bem despojado e divertido.

Arranjos lineares

Os elementos são equilibrados para que o arranjo fique horizontal, vertical ou até mesmo triangular. A ikebana (uma das artes florais japonesas mais conhecidas), por exemplo, cria o arranjo a partir de uma harmonia de construção linear, ritmo e cor.

Arranjos suspensos

Muito utilizado em casamentos e festas, os arranjos suspensos conferem ainda mais elegância ao ambiente. Eles dão uma sensação de rebaixamento do teto, formando verdadeiras “cascatas verticais”, que oferecem amplitude ao ambiente.

arranjos florais 1
Listamos tudo que você precisa saber para criar lindos arranjos florais

Dicas para escolher os arranjos florais

Caso a seleção por ambiente e ocasião não seja o que procura, existe a possibilidade de escolher os arranjos por tipos de flores e combinações entre elas.  

Procure utilizar apenas dois ou três tipos de flores, em tom sobre tom. Em excesso, as flores podem deixar o ambiente muito carregado e colorido, fugindo da proposta da decoração com elegância. Confira!

Atenção às cores do ambiente e das próprias flores

Uma das formas mais incríveis de combinar as flores para montar arranjos florais impactantes é por meio da combinação de cores. Os arranjos poderão ser acromáticos, com tons complementares ou até cores opostas.

Arranjos florais acromáticos

São formados somente pela cor branca e pelas folhagens. Pra alguns floristas, o verde e o branco não são considerados cores, enquanto para outros artistas, o verde é cor e o arranjo seria, portanto, monocromático. As principais flores para estes tipos de arranjos florais são os antúrios e as tulipas brancas.

Arranjos florais de tons complementares

Você conhece o círculo cromático? Trata-se de uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Nele, constam as cores primárias (azul, vermelho e amarelo), cores secundárias (resultante da mistura das cores primárias. Por isso, o verde, laranja e violeta) e as cores terciárias (Roxo-avermelhado, Laranja-avermelhado, Laranja-amarelado, Verde-amarelado, Verde-azulado, Roxo-azulado).

Desta forma, os arranjos florais de cores complementares podem ser resultante de apenas uma cor da roda de cores – que podem variar, mas ficam no mesmo matiz, ou ainda a combinação de cores opostas na roda de cores, sendo comum a mistura de verde e vermelho.

Uma última dica: a espuma floral

A espuma floral garante suprimento de água suficiente para que as flores fiquem viçosas durante todo o evento. Para a hidratação da espuma, basta deixar que a água seja absorvida, naturalmente por cerca de três minutos.

Solte a criatividade para elaborar arranjos de flores para mesa podem contar com vários aliados, como caixas decorativas de madeira, vasos e garrafas coloridas.

Aproveite a versatilidade das flores artificiais e escolha suas opções favoritas na loja da Crysmax Flores!  Selecione de maneira prática as melhores flores, folhagens e frutas artificiais para a sua casa, sempre com qualidade acima da média!

Acompanhe o blog da Crysmax Flores para mais novidades no mundo da decoração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *