A sala de estar é o cômodo mais querido da casa, já que é nele que os moradores passam a maior parte do tempo livre. Seja para assistir tevê ou receber uma visita, a sala precisa estar sempre impecável, afinal, ela é o cartão de visitas de toda a casa. Por isso, a decoração de sala perfeita é aquela que concilia funcionalidade e beleza de maneira natural, com muita personalidade e sem exageros.

Para ajudar você a encontrar a maneira ideal de decorar sua sala de estar, elaboramos esse post, com dicas e truques específicos para salas pequenas ou grandes.

Continue a leitura e inspire-se!

Decoração de sala pequena

Quem acha que uma bela decoração de sala é possível apenas em ambientes espaçosos vai se surpreender! Salas pequenas também podem contar com truques e escolhas para conferir amplitude ao ambiente e deixar a decoração do jeitinho que os donos sonharam! 

Com o passar do tempo, os apartamentos e casas, especialmente nas grandes cidades, foram diminuindo de tamanho. E, para essas pessoas que moram em casas pequenas, existem algumas dicas, móveis e até serviços específicos.

Mas a primeira dica hoje é caprichar na decoração de sala pequena. Da escolha do centro de mesa à dos móveis, é possível planejar e ter um resultado impressionante. Confira no decorrer dessa leitura!

Escolha cores claras

Tonalidades claras e neutras nas paredes sempre conferem sensação de amplitude a ambiente pequenos. Caso deseje muito ter uma cor diferente na decoração, invista nos acessórios e itens de decoração ou em apenas uma parede para se destacar.

Os quadros e porta-retratos perfeitos para a decoração de sala pequena

Quadros são sempre excelentes opções para decoração de sala. É importante que o arranjo deles na parede seja proporcional ao ambiente, para que haja harmonia e equilíbrio na composição.

Se forem muito grandes, os quadros acabarão por dar a impressão de que a sala é ainda menor; se muito pequenos, podem não ser notados. Cuide para que as molduras tenham o mesmo estilo e resultem em uma composição bonita e elegante.

decoração-de-sala-
Confira dicas para decoração de sala

Cuidado com a escolha de cortinas, prateleiras e outros elementos

Indispensáveis, as cortinas oferecem não só conforto visual e privacidade, mas também já possuem status de elementos decorativos. Mas para as salas pequenas é ideal que elas sejam claras e leves. Cortinas muito pesadas podem acabar deixando o ambiente sufocante e abafado. Opte por modelos que permitam que o sol entre no ambiente de maneira suave!

Para organizar, em vez de estantes, escolha prateleiras aéreas. Elas permitem que os donos tenham liberdade para organizar melhor os ambientes.

Decoração de sala grande

Enquanto as salas pequenas dependem de móveis e outros elementos que confiram amplitude, as salas grandes precisam de planejamento para que não haja buracos no ambiente. Além disso, o desafio na decoração de salas muito espaçosas é criar um ambiente ao mesmo tempo criativo e acolhedor.

Por isso, vale a pena lançar mão de algumas dicas de planejamento a fim de preencher a sala com qualidade e equilíbrio.

Aproveite para escolher vários elementos decorativos

Não dispense esculturas, tapetes, miniaturas, cortinas, pufes, cadeiras, e diversos outros elementos que podem deixar o ambiente mais funcional e confortável. Mas, cuidado: não deixe a sala com aspecto de “entulhada” de objetos, para que não fique com jeito de antiquário.

Não exagere na quantidade de móveis

Existe uma linha fina entre um lugar confortável e uma sala de espera. Se você acabar dispondo de muitas opções, como cadeiras, poltronas, pufes e etc. a chance é da sua sala perder o jeito de “sala de casa” e parecer mais um consultório.

Procure deixar os ambientes integrados

Mesmo que a sala seja grande, é importante que o estilo de decoração combine com o restante da casa. Por isso, profissionais de design de interiores e arquitetura recomendam que os revestimentos e acabamentos tenham o mesmo padrão. Tapetes ou móveis estratégicos podem se encarregar da divisão dos ambientes.

Assim, a melhor forma de caprichar na decoração de sala é planejar de acordo com as dimensões do espaço e itens disponíveis. Procure ajuda de profissionais de design de interiores para casos específicos e que envolvam transformações mais complicadas.

Continue acompanhando o site e as redes sociais da Crysmax Flores para mais informações sobre sites e redes sociais.