6 dicas de decoração com flores artificiais

Pouco a pouco, a decoração com flores artificiais passou a ser valorizada até mesmo por designers de interiores e arquitetos. Se antes o preconceito com as versões permanentes era grande, hoje esses profissionais reconheceram o que muitos adeptos já sabiam. As flores artificiais contam com diversos benefícios decorativos!

O primeiro deles é a economia: além de custarem bem menos que as flores naturais, as versões artificiais não precisam ser trocadas frequentemente. A praticidade é o segundo aspecto positivo: elas não precisam ser adubadas, regadas ou expostas ao sol.

Para finalizar a lista de vantagens, não se pode ignorar o fato de que a sazonalidade atrapalha na decoração. As flores naturais são encontradas em épocas específicas do ano, enquanto todas as espécies artificiais podem ser usadas na decoração quando você quiser.

Depois dessa explicação, vamos te contar 6 dicas de decoração com flores artificiais espetaculares, voltadas principalmente para quem deseja realismo na decoração. Quer convencer seus convidados de que as flores são naturais? Então é só continuar a leitura!

1. Priorize sempre a qualidade e realismo na decoração com flores artificiais

Sejam naturais ou artificiais, as plantas e flores são capazes de conferir muito mais leveza, delicadeza, cor e vida a qualquer ambiente. Muitas pessoas acreditam que a decoração de um espaço não está completa se não houver flores e plantas.

Assim, quem não têm tempo, paciência ou conhecimento em jardinagem costuma abrir mão de investir em flores na decoração. Mas isso é um desperdício!

Listamos alguns truques para que você sempre garanta as versões mais realistas das flores permanentes:

Conheça bem as flores naturais

Procure visitar lojas e floriculturas naturais ou prestar muita atenção em fotos, a fim de conhecer bem as especificidades das flores. Observe a forma, cores e veias das pétalas, a forma e cores do caule, o toque, as folhas. Conhecer as versões naturais facilita muito na hora de imprimir realismo na decoração com flores artificiais!

Tenha em mente que as flores naturais não são perfeitas

Arranjos naturais nunca são totalmente redondos ou têm caimento perfeito. Procure flores com bom acabamento e realismo e, ao montar o arranjo, busque simular a forma de arranjos naturais.

Não tenha medo de cortar suas flores

Normalmente, as flores naturais vêm em buquês ou amarrados. Separe-as para que você possa trabalhar melhor nos arranjos. Perca o medo de cortá-las.

Você, provavelmente, precisará utilizar um alicate, já que tesouras podem estragar os caules – feitos de arame ou plástico resistente. As flores artificiais são muito fáceis de manusear, especialmente individualmente, e te oferecem liberdade para montar arranjos incríveis!

2. Disponha as flores nos melhores locais, se você quer convencer os convidados de que elas são reais

Como as flores artificiais podem ser colocadas em qualquer lugar, normalmente não se presta atenção para detalhes como ventos ou a direção do sol. Mas este é um truque a mais para confundir seus convidados e fazê-los acreditar que seu arranjo é natural.

Locais próximos às janelas, no centro de mesa ou próximos à porta são ideais para esta finalidade. Só tenha cuidado para não deixá-las tão expostas ao sol e acabar acelerando o desbotamento das flores (especialmente se forem confeccionadas em tecido).

Toque delicado que só as flores proporcionam na decoração.

3. Procure tratar as flores como se fossem reais, de certa forma

Colocar as flores permanentes em vasos e até usar terra para plantas naturais, cria uma ilusão de realismo para os que observam. As pessoas serão convencidas pelos elementos secundários de aquele é, de fato, um arranjo natural.

Apesar das pedrinhas coloridas nos vasos serem incríveis, se a sua intenção for oferecer realismo ao arranjo, priorize a terra ou, no máximo, cascas de madeira para jardim.

4. Misture as plantas artificiais com naturais

Quando você mistura as plantas naturais com as artificiais, tudo fica com ar realista. Mais uma vez, trata-se de confundir quem olha para o arranjo.

Por exemplo: você pode misturar rosas artificiais (que tenham um acabamento incrível) com tulipas artificiais em um vaso para flores naturais e usar terra natural.

Orquídeas artificiais com folhagens naturais também combinam perfeitamente. Solte a imaginação, crie seu próprio arranjo e teste o grau de realismo deles!

5. Mantenha o arranjo simples

Como diz o ditado, menos é mais. E na decoração com flores artificiais que parecem reais, ele faz ainda mais sentido! O truque é fazer o arranjo de maneira simples, uma vez que a beleza da natureza reside na simplicidade.

Procure adicionar flores de apenas duas cores diferentes e folhagens realistas. Se quiser fazer um mix de arranjos, utilize vasos de cerâmica, metal e vidro para deixar um espaço externo, como quintal e jardim, bem natural.

6. Solte a criatividade e não use as flores artificiais do mesmo jeito por muito tempo

Não deixe a decoração com flores artificiais da mesma maneira por muito tempo. Defina um período (6 meses, um ano, etc) para mudar todo o arranjo e disposição dos elementos.

Troque os vasos, faça a limpeza das flores e plantas artificiais, faça um novo mix com os tipos escolhidos. Use outros elementos para servir de suporte, como botas, cestos e caixas de madeira. Que tal experimentar e virar um expert na decoração com flores artificiais?

Agora que você já está por dentro dos truques envolvendo as flores permanentes, que tal ir às compras? Escolha sempre com quem alia tradição à qualidade e melhor preço! Garanta as melhores plantas e flores artificiais na loja física e online da Crysmax Flores!