As flores artificiais são famosas pela praticidade na decoração da casa, por trazerem beleza e charme sem exigirem tantos cuidados de limpeza e manutenção. No entanto, é comum ter um arranjo desses em casa e não saber como limpar flores artificiais.

Sim, o visual das plantas e flores artificiais evoluíram bastante, ao passo que os materiais do desenvolvimento ganharam alta qualidade chegando a reproduzir fielmente a beleza e a vivacidade das flores naturais.

Felizmente, isso não tornou complicado o seu cuidado na rotina doméstica.

Mesmo tomando todas as medidas de conservação importantes para manter as flores artificias bonitas por mais tempo.

Assim também, é importante mantê-las em ambiente seco e ao abrigo da luz do Sol, sendo o acúmulo de pó sobre suas as pétalas, caules e folhas é inevitável.

Apesar ser fácil tirar a poeira que se acumula nos arranjos das flores artificias é preciso saber como limpar flores artificiais para não danificar esse item decorativo tão delicado.

A boa notícia é que tem como limpar flores artificiais em casa. Você mesma pode fazer!

Veja como manter as suas flores limpas e bonitas por mais tempo!

Buque de crisantemo x6

Como limpar flores artificiais usando sal de cozinha

Se o seu arranjo de flores artificiais está “apagadinho”, apresentando pouco acúmulo de pó, é possível limpar as flores com um método fácil e rápido.

Você vai precisar de:

  • 1 saco plástico limpo e seco com tamanho suficiente para colocar a flor dentro dele
  • Sal de cozinha branco e refinado (de cozinha)

Passo a passo sobre como limpar flores artificiais levemente sujas

Dentro do saco plástico coloque algumas colheres de sal. Precisa ser sal fino para não “machucar” as pétalas e, preferencialmente, branco, para não ter risco de sujar ou manchar as flores nessa operação.

Coloque a flor artificial dentro do saco plástico e feche. Sacuda bem para que o atrito suave entre a flor e o sal retire toda a poeira da flor, até mesmo aquela que está mais aderida.

Esse procedimento é indicado para flores levemente sujas, geralmente, é suficiente para deixar as flores limpas e renovadas, com aparência de novas.

No entanto, se as flores estiverem muito encardidas, recomendamos que você opte por outro método: a limpeza com água.

Como limpar flores artificiais utilizando água

Nem sempre o acúmulo de pó sobre a flor é superficial.

Sendo assim, dependendo da característica do ambiente e do tipo de poeira ou fuligem aos quais as flores estão expostas, se a manutenção não for feita periodicamente, ou seja, se o tempo entre uma limpeza e outra for muito grande, certamente, as flores ficarão mais encardidas.

Nesse caso, a dúvida sobre como limpar flores artificiais é ainda maior. Veja como fazer!

Você vai precisar de:

  • 1 recipiente médio limpo com tamanho suficiente para colocar as flores dentro dele
  • Detergente neutro (sem cor e sem cheiro)
  • Água limpa

Passo a passo sobre como limpar flores artificiais encardidas

  1. Encha um recipiente médio com água limpa em temperatura ambiente, pode ser uma vasilha ou um balde. É importante que as flores caibam totalmente dentro dele;
  2. Dilua um pouco de detergente neutro na água. Em seguida, afunde e retire delicadamente cada flor na água, separadamente;
  3. Assim, repita esse movimento várias vezes, causando atrito da água nas pétalas, caule e folhas, até que toda a sujeira tenha se soltado da flor;
  4. Depois, repita o mesmo procedimento, agora usando um recipiente com água limpa, para enxaguar bem as flores;
  5. Na sequência, coloque as flores de cabeça para baixo sobre um pano seco e limpo, que não solte pelinhos;
  6. Deixe-as secando ao ar livre, em lugar protegido da luz do Sol;
  7. Dessa forma, só volte a utilizar as flores dentro de casa, depois que estiverem totalmente secas.

Buquê de copo de leite

Antes de mais nada, as flores artificiais são uma aquisição inteligente e econômica para decorar a casa.

Não só porque duram mais, mas definitivamente, até o cuidado de manutenção e limpeza é simples.

Sendo assim, basta saber como limpar flores artificiais e a decoração estará sempre bonita. Tendo como vantagem de que os procedimentos podem ser realizados por qualquer pessoa e não requerem produtos específicos.

Quem escolhe decorar a casa com flores artificias, quer estar em um ambiente agradável e bonito. Assim sendo, manter as flores limpas é fundamental.

Além de ser um gesto de higiene, que contribui para o bem-estar e saúde dos moradores, a manutenção das flores artificiais é a melhor maneira de mantê-las com visual de novas e bem cuidadas.

Agora que você já sabe como limpar flores artificiais, aproveite para descobrir os segredos desse tipo de decoração no nosso Guia Completo sobre Flores Artificiais.  

 

Produtos Mais Vendidos