Centro de mesa: a escolha ideal para mesa da sala e eventos

centro de mesa

Em decoração, cada item faz diferença para deixar a casa com mais estilo e personalidade. Estatuetas decorativas na estante, um detalhe na prateleira, um vaso de plantas… E o centro de mesa é um desses itens que chamam a atenção, afinal, a mesa é um dos principais móveis da sala de estar e da sala de jantar.

Em festas e eventos o centro de mesa também chama a atenção e precisa ser muito bem escolhido. Mas como selecionar o centro de mesa ideal para cada uma destas situações?

A primeira dica para escolher sem errar é priorizar a harmonização. Como tudo em decoração, combinar os elementos para evitar exageros é quase obrigatório. Hoje listamos diversas dicas para você, que ainda não sabe como escolher o centro de mesa ideal para a sua sala de estar. Confira!

Tipo de mesa de centro

O centro da sala é o local ideal para receber convidados, amigos e familiares. Por ser um local de convívio, a decoração deste espaço precisa transmitir a personalidade dos donos, mas, ao mesmo tempo, ser discreta e de bom gosto.

Um item que não pode faltar na sala é a mesa de centro. E já que ela acomodará as pessoas que serão recebidas em casa, ela precisa ser confortável e muito bem decorada. A mesa é a peça-chave que pode funcionar até mesmo como cartão de visitas! E, muitas vezes, é um desafio escolher a mesa de centro perfeita, com tantas opções disponíveis.

Para uma sala mais clássica, a mesa com tampo de vidro é ideal. Por ser mais neutra e minimalista, ela é cheia de possibilidades, além de ser discreta e nunca sair de moda. Já se a casa é mais aconchegante, mesas de madeira com ferro, madeiras de demolição ou peças maciças rústicas são ideais.

Mesas de madeira podem ser mais rústicas ou delicadas e são consideradas um toque diferenciado à sala. Já materiais como aço escovado, resina ou fórmica conferem um ar mais moderno e sofisticado ao ambiente.

Mas e como decorar as mesas? A resposta é simples e vai depender do estilo da casa. Confira dicas para não errar na seleção do centro de mesa ideal.

Como selecionar o centro de mesa ideal?

Cada mesa tem seu centro ideal e a escolha dele vai depender do estilo e composição de objetos decorativos do ambiente. Sala de estar, sala de jantar, eventos e festas infantis pedem centros de mesa diferentes. A seguir, dicas sobre cada um!

Sala de estar

Livros e revistas são sempre tendência na mesa da sala, bem como pequenas bandejas e objetos decorativos de vidro ou metal. Vale a pena criar um arranjo entre esses itens e levar em consideração seu gosto pessoal, para que a decoração não resulte em algo artificial.

Bandeja rendada redonda GD

Sala de jantar

Para a sala de jantar, vasos de vidro, madeira ou aço enfeitam com elegância e discrição. Se preferir, deixe o ambiente com um item que lembre as refeições realizadas no espaço, como uma cesta de frutas ou bomboniere.

Um vaso de plantas ou terrário também são opções maravilhosas e funcionam muito bem para salas de jantar mais originais e diferentes.

Bomboniere de Vidro 10×12

Eventos e festas

Os centros de mesa para festas servem para ressaltar a decoração proposta na mesa principal.

Nas festas infantis, por exemplo, geralmente existe um tema proposto de super-herói, personagens de desenhos animados ou de filmes. O centro de mesa também precisa dar continuidade a esta decoração, seguindo, inclusive, as mesmas cores e materiais. Entretanto, o centro de mesa pode, nestes casos, servir como objeto de interação e até como lembrança. Eles podem conter itens comestíveis, balões e vasinhos de plantas ou suculentas.

Em festas de casamento ou eventos mais formais, o centro de mesa continua sendo importante, servindo de decoração para a mesa e interação. Os vasos continuam sendo ótimas opções, bem como bandejas. Caso a festa seja mais descolada, velas e papelaria rebuscada são ótimas ideias. A segunda, inclusive, permite personalização, com nomes ou símbolos, deixando os convidados com a sensação de exclusividade.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como usar objetos decorativos para deixar sua casa ainda mais linda e cheia de estilo? Leia os outros posts do nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *