Bar em casa: como montar o seu

bar em casa

Ter um bar em casa é sonho de muita gente. E é muito compreensível, já que levar amigos para se divertir em casa, com drinks preparados ali mesmo é uma delícia.

A boa notícia é que quase qualquer canto pode se tornar um bar bastante charmoso em casa. E se você acha que é preciso gastar rios de dinheiro ou dispor de muito espaço, está muito enganado! Democrático, o bar pode ser montado em um cômodo específico, uma parede, uma cristaleira ou até mesmo um “bandeja bar”.

Confira as dicas para você montar seu cantinho de bebidas com muita praticidade e sofisticação!

Decidindo onde e como será o bar

O primeiro passo é decidir onde o bar será montado. Na maioria das vezes, o bar fica na sala – você pode aproveitar um cantinho livre e investir em uma mesa, buffet ou aparador.

Caixas organizadoras e prateleiras são ótimas alternativas para guardar copos, taças e utensílios. Já para armazenar as bebidas com segurança e na temperatura ideal, uma adega é um ótimo investimento.

Os carrinhos são excelentes opções para quem pretende mudar o bar de lugar com frequência. Ou seja, tudo vai depender da intenção dos moradores e vale a pena decidir levando em consideração tanto o espaço disponível quanto as preferências pessoais.

bar em casa 1
Se você sempre sonhou em ter seu bar em casa, confira essas dicas!

Lista de itens necessários 

Para começar seu bar, não é preciso ter todos os equipamentos profissionais de uma vez. Você pode pensar em um ambiente básico, ideal para receber poucos amigos e familiares ou ir montando aos poucos, até que ele esteja completo e do jeito que sempre quis.

Mas, mesmo para começar, vale a pena pensar em alguns tipos de copos, ferramentas e utensílios.  Confira nossa lista!

Copos para o bar em casa

Os apaixonados por drinks sabem que cada bebida tem seu copo específico. A tequila, por exemplo, geralmente é servida no copo “cowboy”, carinhosamente chamado de martelinho.

A vodka, por sua vez, é apreciada nas taças de martini ou short drink – com a haste mais longa e bojo triangular. Cervejas são servidas em tulipas ou canecas. Assim, para começar, vale a pena investir em um jogo de seis copos para tequila, seis taças para água ou vinho, seis canecas e seis taças de martini.

Além desses, um copo de medição e um copo misturador são imprescindíveis para que você crie seus drinks como um profissional.

Ferramentas para o bar em casa

Quem faz o famoso “chá bar”, antes de casamento ou da mudança já conta com vários desses itens. Mas caso você esteja montando seu bar do zero, vale a pena conferir a lista.

Para começar, colheres dosadoras, compridas e facas de todos os tipos não podem ficar de fora da lista. Pinça para gelo, coador, dosador e maceradores são importantes para drinks como caipirinha e batidas. Abridores e saca-rolhas de diversos tipos e estilos são sempre bem-vindos e completam a lista de ferramentas obrigatórias para começar!

Jogo de taça Vinho 22,8,5

Utensílios e acessórios

O espremedor de frutas é um dos aliados de quem deseja ter um home bar, assim como o liquidificador e o mixer. Vale a pena investir também em uma tábua de corte, baldes de bebida em metal e elementos decorativos, como palitos, guardanapos e canudos.

Bebidas básicas para o bar em casa

Tudo vai depender da preferência, evento e, obviamente, gosto do dono da casa. Mas, para começar, vale a pena investir em água (com e sem gás), uma boa cachaça, whiskey, vodka de qualidade, vinhos (tintos, brancos e espumantes) e rum. Licores de diversos tipos também costumam fazer muito sucesso e são a base de diversos drinks.

Sucos de frutas variadas (principalmente de limão) e a fruta in natura também não podem faltar em um bar caseiro que se preze.

Organizando e decorando o bar

Se o espaço disponibilizado para o bar for pequeno, alguns truques vão mantê-lo organizado. A bandeja é uma verdadeira aliada na organização do bar. Vale a pena lançar mão de algumas para organizar as bebidas.

Abridores, palitos e acessórios diversos podem ficar à disposição – caso haja espaço – ou guardados em armários e oferecidos aos convidados quando for servir a bebida.

Investir em espelhos, quadros, porta-retratos e porta-rolhas ou tampinhas vai ajudar a dar o clima ideal ao seu bar.

E você, tem ou sonha em ter um bar em casa? Acompanhe o blog da Crysmax Flores e as redes sociais para mais novidades no mundo da decoração!