O Natal é uma das principais noites do ano. E apesar de ser tradicionalmente uma festa cristã, até os não-religiosos comemoram o dia 25 de dezembro. E assim como enfeitar a casa faz toda a diferença na ocasião, caprichar na decoração para ceia de natal torna o evento mais marcante e especial. 

Porém, apesar de simples, a composição da mesa ainda pode causar muitas dúvidas, mesmo aos experientes. Assim, para sanar as principais questões e ainda te inspirar a caprichar na decoração, criamos o texto a seguir. Ele serve como um pequeno tutorial para que você tenha ideias, das mais simples às mais sofisticadas. 

Quer descobrir como caprichar na hora de deixar o evento natalino mais marcante e aconchegante com quem você mais ama? Então é só continuar a leitura!

O que não pode faltar na decoração para ceia de Natal?

São diversas possibilidades ao selecionar o estilo da decoração. Ela pode ser mais divertida, sofisticada, sóbria, tradicional… Dessa forma, há alguns elementos que não podem faltar na hora de compor a decoração para a ceia de Natal. Confira!

A combinação certa de cores

Tradicionalmente, o Natal conta com tons de vermelho e verde. Mas o prata e o dourado também fazem bonito na hora de surpreender. Por isso, aposte em toalhas de mesa nessas cores. 

Além disso, se preferir, aposte em lindos arranjos de flores artificiais. Eles são duráveis, econômicos e mais fáceis de manusear.  

Velas 

Elas são perfeitas para iluminar e conferir o clima ideal a qualquer refeição. As velas têm tudo a ver com o Natal. Geralmente, para a festa, são usadas aquelas em vermelho e branco ou em tons de dourado. 

Mas você pode se sentir livre para escolher sua própria paleta de cores. Há quem invista em uma decoração em tons de azul, vinho e até tons pastéis. 

Taças, talheres, louças e guardanapos

Para uma decoração para ceia de Natal que se preze, não podem faltar os pratos, copos, taças e talheres especiais. Separar esses itens para receber os pratos deliciosos da ceia, torna a ocasião mais impressionante. 

As expectativas aumentam, quando os quitutes vão chegando e são servidos em pratos diferentes do dia a dia. Outro elemento que causa impacto em qualquer jantar especial são os guardanapos. Existem diversos tipos de dobradura especiais, mas nenhuma é mais incrível para o Natal que a dobradura em forma de árvore. Confira!

Estilos de decoração

Quem disse que não se pode inovar na decoração natalina? Vem ver diversas ideias para você surpreender sua família na decoração para ceia de Natal!

1. Decoração tradicional

Além da árvore de Natal e dos tradicionais “pisca-pisca”, a decoração tradicional conta com diversos elementos. Na decoração para ceia de Natal, não podem faltar sousplat nas cores vermelha e branca e os tradicionais pratos natalinos em travessas brancas ou na cor prata. 

Outros itens são os flores artificiais para mesa de jantar, geralmente com muito vermelho e bolinhas decorativas de Natal também espalhadas sobre a mesa. 

Se é essa a decoração escolhida para a noite feliz, abuse da composição xadrez de vermelho, verde e branco!

2. Decoração fora do comum

Há ainda quem ama o Natal, mas também sempre tem o desejo de inovar. Se você é um desses, aproveite para mesclar itens tradicionais, para não descaracterizar a comemoração, com os inovadores. 

Assim, escolha festão e folhagem artificial para decorar, mas capriche nas bolinhas em cores azuis, muita madeira e até DIY! 

O estrado da cama ou escadas de madeira podem servir como apoio para arranjos de flores e luzes natalinas, bem como para as tradicionais meias vermelhas de Papai Noel

Até as lâmpadas japonesas de papel podem ser aproveitadas como uma alternativa barata e cheia de estilo na decoração!

3. Decoração minimalista

Quem gosta do estilo monocromático sabe o quanto é possível caprichar na decoração para ceia de Natal na cor branca. Aproveite para incluir a cor nas toalhas de mesa e jogos americanos ou sousplats na cor. 

Invista também nos enfeites sobre a mesa em cores como prata e dourado. O resultado é uma decoração mais sóbria e cheia de estilo. 

4. Decoração para ceia de natal tropical

No Brasil, o Natal coincide com o início do verão. Assim, aproveite para investir em cores fortes e frutas. Aproveite para montar guirlandas de flores e frutas, decorar abacaxis e abusar das folhagens e arranjos de Natal com flores artificiais

Agora que você sabe mais sobre a decoração para ceia de Natal, que tal escolher os itens para acertar na composição? Para isso, conte sempre com a Crysmax Flores! Para mais dicas e inspirações sobre o universo das flores e plantas permanentes, continue acompanhando o site e redes sociais da Crysmax Flores!