4 dicas de gestão de loja de objetos de decoração

loja de objetos de decoracao

Gerir uma loja de objetos de decoração é uma missão que exige um pouco de conhecimento em várias áreas. O empresário tem o papel de administrar a rotina da loja de decoração, sem perder o futuro do negócio de vista. Para isso, inevitavelmente, é preciso se especializar.

Gerenciar aspectos financeiros, operacionais e comerciais são apenas algumas das atividades do proprietário de uma empresa.  No post de hoje, veja 4 dicas que vão ajudar na gestão da sua loja de objetos de decoração.

1. Não engorde o estoque da loja de objetos de decoração

Comprar mais produtos do que o necessário, de acordo com a previsão de vendas, é deixar dinheiro parado. Comprar menos do que a sua loja precisa, no entanto, é deixar de vender.

Para entender a rotatividade e fazer o controle do estoque da sua loja de decoração, é necessário registrar detalhadamente a entrada e saída de produtos. A partir da análise desses dados, é possível prever a falta de mercadorias e planejar a compra do mix de produtos.  Lembre-se de levar em conta o planejamento de estoque necessário para demandas sazonais, como datas comemorativas.

Procedimentos manuais na contagem de mercadorias e anotação de informações de compra e venda que não sejam eletrônicos aumentam as chances de erro na operação. Considere automatizar esses processos com leitor de código de barras e softwares de gestão (ERP).

2. Cuide bem do atendimento na loja de decoração

Alcançar a satisfação do consumidor é o primeiro ponto para fidelizar os clientes da loja de objetos de decoração. Isso torna o atendimento ao público um fator essencial para o negócio.

Crie um padrão de atendimento na loja, garantindo que todos os funcionários tenham conhecimento da importância do encantamento do cliente. Manter a equipe bem informada, atualizada a cerca dos produtos e processos da loja de objetos de decoração, é fundamental para garantir a qualidade da experiência dos clientes.

Invista em treinamentos, mantenha um canal de comunicação aberto com a sua equipe e colha opinião dos clientes, sempre que possível, para identificar oportunidades de melhoria no atendimento da loja.

3. Invista nas pessoas que fazem a loja funcionar

Por mais presente e envolvido no negócio que você esteja, é impossível cuidar de tudo ao mesmo tempo. A sua equipe é a sua extensão na loja de objetos de decoração, por isso, dedique parte do seu tempo para os funcionários, mantenha uma relação próxima com eles, conservando sua posição de liderança. Pergunte sobre as necessidades e opiniões da sua equipe para atendê-las, sempre que possível, com objetivo de melhorar a empresa.

gestão de pessoas tem um grande impacto na motivação e no desempenho dos colaboradores da loja de objetos de decoração. Promova ações de reconhecimento e ofereça oportunidades de crescimento para seus funcionários.

4. Escolha criteriosamente os fornecedores da loja

A escolha dos fornecedores da loja de objetos de decoração impacta diretamente no funcionamento e nos resultados do negócio.

Os fornecedores são parte importante da experiência de compra que o cliente vai ter na loja de decoração em relação ao preço, à variedade e à qualidade dos produtos, por exemplo.

Para facilitar o seu dia a dia e aumentar a rentabilidade da loja de objetos de decoração, prefira fornecedores que:

  • Vendam produtos de qualidade;
  • Permitam compras pela internet;
  • Tenham preços competitivos;
  • Ofereçam novidades;
  • Cumpram prazos.

Considerando esses critérios para escolher o fornecedor, você não corre o risco de prejudicar o funcionamento do seu negócio, nem a reputação da sua marca, por questões que dependem de terceiros.

Liderar uma empresa é gratificante, mas exige tempo e empenho. Melhorar a gestão da loja de objetos de decoração evita desgastes desnecessários e permite que você use sua energia em outros aspectos importantes para o crescimento do negócio.

Gostou dessas dicas de gestão de loja de objetos de decoração? Leia outros artigos sobre gerenciamento de comércio varejista de decoração no nosso blog e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *